O planejamento financeiro familiar, entenda!

Muitas pessoas sabem da importância de um planejamento financeiro para o bem-estar e a estabilidade financeira de uma família, porém a grande maioria não tem o conhecimento de como realizar tal planejamento ou quando realiza, executa o processo de forma errada, podendo até tornar o planejamento ineficiente. Gerenciar efetivamente as finanças é essencial para alcançar metas de curto e longo prazo, lidar com despesas imprevistas e criar um ambiente financeiro saudável. Trago nesta dissertação, algumas dicas e benefícios em relação a um bom e eficiente planejamento financeiro familiar. 

Antes de tudo, é bom relembrar que infelizmente no Brasil criamos a cultura de não falar sobre dinheiro. Em muitas casas, as famílias tratam do assunto como algo que é só de “gente grande”.  Em nossas escolas, a educação financeira e previdenciária ainda estão longe de serem implementadas. E isso faz com que muitas famílias tentem fazer o controle do seu dinheiro apenas de forma mental, assim gerando uma grande possibilidade de erro.  

Diversas áreas da vida pessoal, exigem planejamento, o mesmo serve para as finanças. Apenas dessa forma é possível alcançar metas financeiras, como, por exemplo, quitar dívidas, adquirir um imóvel, custear estudos, ou apenas conseguir pagar as contas em dia. 

A base para um eficiente planejamento familiar é ter clareza sobre suas receitas (recebimentos) e todas suas despesas. Liste todos os possíveis recebimentos, assim como suas despesas fixas e variáveis, e faça o ajuste da sua rotina de acordo com o resultado. Pois, para que seu planejamento dê certo, é primordial que o orçamento seja respeitado. 

Evitar o consumo supérfluo e desnecessário é uma ação que só trará benefícios. Os gastos desnecessários são uma armadilha que muitas pessoas acabam caindo. Por meio de estratégias de vendas e marketing, as marcas nos induzem a acreditar que realmente aquele produto é uma necessidade. É sempre bom, antes de efetuar uma comprar, fazer perguntas a si mesmo e sempre ser honesto nas respostas. Perguntas como, “Eu realmente preciso?”, “Por que preciso?”, “Minha compra é necessidade ou desejo?”, “Posso comprar em outro momento?”. 

Para que uma pessoa consiga poupar seu dinheiro e realizar investimentos, é necessário muita disciplina, definindo metas e eliminando gastos desnecessários. Ao invés de ficar esperando que algum dinheiro sobre, defina um valor mensal para poupar, de acordo com suas possibilidades, coloque em seu orçamento e encare como uma de suas despesas fixas. No início, o mais importante que o valor é criar o hábito de poupar. E além de claro, sempre garantir uma reserva para emergências e imprevistos. 

A incerteza financeira é algo que está presente na vida de diversas pessoas, o essencial é sempre evitar dívidas. Taxas, multas e juros se não forem contratados com consciência podem consumir grande parte do orçamento familiar. Evite, ações como, parcelar faturas de cartão de crédito, ou utilizar o cheque especial do seu banco. Normalmente essas operações são acompanhadas de juros altíssimos que aos poucos criam uma “bola de neve” e podem acarretar em diversos e sérios problemas financeiros. Caso você já possua dívidas, procure renegociar ou busque alternativas de crédito mais barato.   

Quando efetuado o planejamento financeiro, não adianta apenas pensar no orçamento mensal, é preciso lembrar também das suas despesas sazonais, como IPTU, IPVA, materiais escolares e todos os tipos de seguros. Incluindo estas despesas no planejamento e fazendo uma reserva mensal para tal finalidade, evita-se o endividamento com empréstimos ou juros de parcela quando o momento chegar. 

Em resumo, um planejamento financeiro familiar eficiente é fundamental para promover a estabilidade econômica e o bem-estar de uma família. Passando pelas etapas que citamos neste artigo e se inteirando sobre o assunto, as famílias podem alcançar seus objetivos financeiros, lidar com desafios econômicos e reduzir o estresse gerado pelo dinheiro. Além disso, a educação financeira desempenha um papel crucial na capacitação dos membros da família para tomadas de decisões financeiras responsáveis. 

É conclusivo que realizar um planejamento financeiro só trará benefícios, mas é preciso que as famílias dediquem tempo e esforço para se desenvolverem e manterem este costume.  

Conte comigo para o seu planejamento eficiente!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *