Conciliação Bancária — Entenda sua importância

A conciliação bancária é uma das atividades financeiras mais importantes de toda empresa. Por mais que seja um processo simples, muitos negócios não possuem o hábito frequente de realizá-la, o que certamente afeta as finanças na totalidade. O processo de conciliação bancária funciona para verificar se os dados das contas bancárias da empresa, isto é, valores que entram e saem, são os mesmos apresentados no controle financeiro interno. É um método eficaz de gerenciamento, que confirma se as finanças estão em ordem, identifica possíveis falhas na organização e auxilia em tomadas de decisão importantes.

Toda e qualquer movimentação financeira de uma empresa, sejam pagamentos, recebimentos ou investimentos, por exemplo, devem ser acompanhados constantemente, com um período pré-determinado, para que oscilações sejam apontadas e tratadas de forma a não aumentarem o custo total da empresa. Ações deste tipo garantem que a margens dos produtos sejam sempre suficientes para a rentabilidade desejada de uma organização.

A saúde financeira do negócio depende de uma boa conciliação bancária, pois mantém o fluxo de caixa atualizado e qualquer problema pode ser resolvido em pouco tempo. Ignorar esse processo pode dificultar o cumprimento de obrigações financeiras, culminando em aquisição de empréstimos, por exemplo. Além disso, empresários que não realizam essa atividade provavelmente não sabem quanto pagam de juros, tarifas e outros gastos importantes, algo que impacta diretamente na rentabilidade do negócio. Além deste impacto, sem saber ao certo quanto representam estes gastos, faltará plano de ação para reduzir ou eliminá-los, pois não se age contra o que não é controlado.

Portanto, deixar de estabelecer uma rotina de conciliação bancária traz sérios prejuízos ao negócio, um em seguida do outro. Se o empresário almeja ter um controle 360º do negócio, é imprescindível que ele realize atividades financeiras como a conciliação bancária DIARIAMENTE. Através de um sistema de gestão efetivo, é possível garantir previsibilidade financeira assertiva com menos riscos, ações estratégicas mais objetivas e transações financeiras mais seguras.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *