Demonstrativo de Resultados

O sucesso de qualquer empresa depende da organização e utilização recorrente dos relatórios financeiros da atividade que ela exerce. Os dados desses documentos servem para registrar detalhadamente as movimentações financeiras diárias, mas, além disso, também são ferramentas de análise essenciais para estratégias e tomadas de decisão, como planos de marketing, redução de despesas, novos investimentos e assim sucessivamente. O DRE (sigla para Demonstrativo de Resultados do Exercício) é um ótimo exemplo de relatório financeiro fundamental para qualquer negócio.

O DRE é uma ferramenta de documentação e análise gerencial que evidencia indicadores importantes sobre as operações da empresa, como, por exemplo: margem de lucro bruto; custos variáveis sobre a receita; despesas fixas; resultado operacional; investimentos; passivos e resultado líquido. Cada um desses dados pode gerar uma estratégia diferente de acordo com suas variações e estudos comparativos. A comparação no DRE pode ser feita de duas formas: através de uma análise horizontal, em que se compara mês a mês, ou vertical, analisando cada tipo de gasto e sua representatividade sobre as receitas.

Além disso, é importante salientar que o DRE pode ser analisado pelo regime de Caixa ou de Competência. Mas o que isso significa? O regime de competência registra as operações de contas a receber ou contas a pagar na data do fato gerador, isto é, na data da realização de um serviço ou na venda de algum produto, por exemplo. Em outras palavras, o DRE pelo regime de competência considera no relatório a data do evento, e não quando a empresa irá pagou ou recebeu por aquela operação.

Já o DRE pelo regime de caixa atua de forma diferente ao de competência, pois considera a data na qual o dinheiro efetivamente entrou ou saiu do caixa da empresa. Sendo assim, enquanto um regime contempla a data que a compra ou venda ocorreu, o outro abrange quando de fato o dinheiro entrou ou saiu da conta.
Para a contabilidade das empresas, vale a pena ressaltar que o DRE pelo regime de competência é obrigatório para todas as tributações, exceto o MEI, e deve ser assinado por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). O relatório será utilizado pela Receita Federal para garantir se os impostos estão sendo devidamente pagos e se os lucros declarados no documento condizem com os dados do IRPF. Além disso, o DRE pode ser de grande auxílio na hora de solicitar empréstimos e recorrer a investidores. Logo, o documento precisa estar sempre atualizado e organizado.

Portanto, o Demonstrativo de Resultados é um dos maiores aliados de qualquer empreendedor. A análise correta permite com que o empreendedor enxergue o negócio de forma clara e saiba exatamente o que cada grupo de custos, despesas, investimentos e passivos representa, e com isso, estabelecer as melhores estratégias e os planos de ação mais assertivos para corrigir distorções, aumentando a lucratividade.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *