ESG e a contabilidade

Antes de tudo, vamos entender o que é ESG. Esta sigla se refere a Environmental, Social and Governance ou, traduzido para o português, significa governança ambiental, social e corporativa. Disto, sai a ideia de um conjunto de medidas que uma empresa deve agir e se posicionar em relação às seguintes questões: 

  • Alcance de metas de preservação ambiental e redução de impactos; 
  • Implementação de ações de responsabilidade social; 
  • Governança corporativa.

Esta combinação de medidas envolve e prioriza essas três frentes e visa contribuir para que as empresas sejam mais sustentáveis do ponto de vista financeiro e ambiental.  A contribuição dessas medidas, também está relacionada a tomadas de decisões estratégicas que, quando beneficiam sua comunidade e a sociedade como um todo, aumentam o valor e prestígio da marca. 

Os profissionais e empresas contábeis, devem estar atualizados e atentos a essas questões sustentáveis para que assim possam manter seus clientes em constante desenvolvimento e serem competitivos a longo prazo. 

Cada vez mais, os investidores estão levando em consideração esses fatores quando avaliam as organizações. Hoje em dia, empresas que não adotam boas práticas de ESG podem enfrentar dificuldades para conseguirem investimentos e manterem a competitividade. É de extrema importância que as empresas adotem uma contabilidade transparente, responsável e de caráter consultivo, para que assim possam avaliar os impactos ambientais e sociais.

A contabilidade pode ajudar as empresas a identificarem e gerenciarem riscos relacionados ao ESG. Dessa forma, o setor contábil pode ajudar tais empresas a se preparem melhor para possíveis mudanças regulatórias e consequentemente minimizar seus riscos financeiros. Existem mais aspectos em que a contabilidade pode ajudar as empresas com o ESG, como:

  • Pode ajudar com a preparação de relatórios de sustentabilidade que incluem informações sobre suas práticas ESG – tais relatórios a serem utilizados para informar as partes interessadas sobre o desempenho da empresa em relação a seus objetivos de ESG. 
  • Avaliação de riscos e oportunidades de ESG. Por exemplo, a empresa pode usar tal setor para avaliar os custos e benefícios de investir em energia renovável ou em programas de reciclagem. 

É de se concluir que a implementação de ESG na contabilidade é de extrema importância para aspectos como a sustentabilidade, transparência, gestão de riscos e para obtenção de bons e responsáveis investimentos da empresa em questão.  

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *