Controle Financeiro

Pequeno empresário, você já ouviu falar sobre os benefícios do controle financeiro? É uma das práticas de gestão mais fundamentais de qualquer empresa. Essencialmente, o controle financeiro serve para organizar e estruturar todas as atividades financeiras do negócio através de um sistema gerencial, sejam softwares ou mesmo planilhas, que organizarão as informações através de categorizações, documentos e relatórios gerando dados em informações gerenciais de análise como: fluxo de caixa, controle de custos e despesas, análises de resultados, análise de margens dos produtos ou serviços, percentual de gastos com encargos financeiros, etc.

Em outras palavras, é possível entender essa prática como um dos pilares do planejamento financeiro da empresa.

No controle financeiro, o empresário deve concentrar cada registro da empresa, seja entrada ou saída, em um único sistema ou planilha, de forma sempre categorizada. Ter uma estrutura de categorias para as finanças do negócio proporciona total clareza nas análises de todos os setores do negócio, possibilitando assim a criação de diversos planos de ação e direcionamento para o futuro.

Exemplificando, dentro da folha de pagamento existem inúmeras variáveis, como salários, impostos, horas extras, cursos e afins. Cada um desses gastos precisa aparecer no controle de forma analítica.

Além disso, é altamente necessário que todas as contas bancárias sejam registradas no controle financeiro. Dessa forma, será possível realizar a conciliação bancária e checar se cada uma das transações que aparecem nos relatórios da empresa é compatível com os bancos. Através da conciliação bancária, o controle financeiro fica mais facilitado, uma vez que existe maior certeza e assertividade na hora de tomar decisões importantes.

Todo planejamento tem como base uma boa organização, e nesse caso o controle financeiro é um fator decisivo. Custos, despesas e investimentos bem gerenciados impactam diretamente na saúde financeira. Para isso, o controle precisa estar em dia. Caso você, empresário, não tenha o hábito de conferir todos os dias, comece imediatamente. Pelo menos realize reuniões com o departamento financeiro para verificar se: 1) os registros estão devidamente categorizados; 2) saldos bancários conciliados e 3) quais são as provisões para a próxima semana (quinzena ou mês, como preferir) a respeito das receitas e despesas. Comece assim e aumente aos poucos o período de provisões das despesas e receitas, com objetivo de visualizar o fluxo de caixa futuro de pelo menos três meses.

Isso dará previsibilidade para ações pontuais e necessárias a fim de nunca entrar no “vermelho” em suas contas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *