Dicas valiosas para separar suas finanças pessoais da empresa e aumentar seus lucros

Em tempos de crise pandêmicas e econômicas, milhões de brasileiros se viram na necessidade de se desprender dos modelos tradicionais de trabalho e decidiram investir no empreendedorismo. No entanto, isso não significa que deu certo para todo mundo.

Apesar de parecer simples, não é nada fácil ser o próprio chefe, principalmente quando você precisa administrar suas finanças pessoais e as da empresa. Saber separar as contas é fundamental para analisar corretamente toda a operação e evitar o fechamento das portas precocemente. Considere que mais de 80% dos empresários que encerraram os negócios em menos de 2 anos misturaram as despesas pessoais com as da empresa.

Segundo dados do Ministério da Economia, Pnad e Receita Federal, mais de 25 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, sendo mais de 18 milhões empresas abertas até o último trimestre de 2021. Contudo, a maioria esmagadora desses negócios, indo de acordo com as estatísticas, irão à falência em menos de 2 anos. O principal motivo: falta de organização financeira. Um dos maiores erros dentro dessa organização é não separar os gastos pessoais dos empresariais. Por exemplo, pagar as contas de água e luz da empresa junto com as de casa. Parece simples, mas esse e outros erros podem custar muito caro, pois interferem em todo o planejamento, nas contas e nos relatórios financeiros do negócio.

O sucesso de uma empresa depende da saúde financeira do negócio. Antes de mais nada, a partir do seu planejamento bem detalhado, é importante entender quais são seus gastos com a empresa. O que deve envolver no seu planejamento? Compras de equipamentos e materiais, gastos com matéria prima e estoque, funcionários, contas de água, luz e afins, impostos, empréstimos, marketing, financiamentos, investimentos, serviços terceirizados, lucros e por aí vai. Esses e outros fatores importantes precisam constar em DREs e no balanço patrimonial.

Lembre-se sempre: o dinheiro da empresa é da empresa. É fundamental que isso fique evidente, porque assim você, empreendedor, possui uma noção muito mais clara dos custos, despesas e ganhos do seu negócio. Consequentemente, você passa a entender exatamente o quanto a sua empresa impacta na sua vida financeira pessoal, se você deveria estar ganhando mais ou menos. Juntar as contas pessoais e profissionais significa sabotar o próprio negócio, então não caia nessa armadilha, que por negligência muitos acabam caindo. Se for necessário, contrate alguém para te ajudar com essas tarefas. Um contador ou uma empresa especializada é extremamente bem-vindo para estruturar as finanças e alcançar o sucesso que deseja.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *