Minimizar custos e maximizar resultados é um dos maiores desafios para qualquer negócio. No entanto, todo empreendedor que deseja ter sucesso com as vendas precisa realizar um minucioso processo de gerenciamento de estoque. Este é um processo tão decisivo, que um simples detalhe na gestão pode tanto trazer lucros consideráveis quanto fazer o empreendimento quebrar. Portanto, tenha sempre em mente, pequeno ou médio empresário, que o sucesso das vendas do seu negócio depende do quanto você e sua equipe serão eficientes na administração do estoque.
Definitivamente o estoque é um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa que vende bens de consumo. Uma vez que você tem total controle do seu estoque, você automaticamente garante que outras áreas importantes da sua empresa atuem com maior sinergia. Por exemplo, ter o estoque administrado significa controlar a oferta de produtos, tal como o ciclo de mercadorias. Além disso, permite ter uma melhor gestão das finanças, pois através de uma boa gestão do estoque se tem maior clareza dos recursos financeiros necessários para lidar com clientes, fornecedores e afins.
A partir do momento em que se sabe que o estoque da empresa está nos conformes, as estratégias e objetivos de vendas responderão com muito mais assertividade. Isso possibilita a equipe estratégica, comercial, financeira, logística e etc a verem com clareza se tudo está funcionando como deveria ou se precisarão de mudanças em algum processo. Lembrando que todas as áreas de uma empresa devem atuar com sinergia como se fosse um organismo vivo. Ou seja, toda a logística do estoque precisa estar perfeitamente alinhada. Desde o início da trajetória com os fornecedores até o pós-venda.
Todo esse processo impacta diretamente na credibilidade do seu negócio; da sua empresa; da sua marca. Você não quer que a sua oferta seja prejudicada por conta de problemas com o fornecedor, tampouco que um cliente reclame de um produto com defeito e a empresa não tem como repor.
Por fim, quando se trata de estoque, a equipe de vendas está na linha de frente, e isso deve sempre ser usado a favor do seu negócio. Para garantir que não haja problemas, de comunicação e/ou logística, todo o time precisa estar devidamente treinado para agir de acordo com as estratégias de vendas e marketing da empresa. Para isso, é claro, a equipe precisa estar constantemente atualizada sobre a disponibilidade de mercadorias, saber exatamente do que se trata cada produto e sua composição, qual melhor satisfaz a necessidade do cliente e por aí vai.