Delegar e não “delargar”​

Em micro, pequenas e médias empresas é comum os colaboradores desempenharem mais de um tipo de função, por não haver uma divisão concreta de departamentos, como acontece em organizações de grande porte. Nesse caso, cada área possui sua equipe que organiza as funções de forma sistemática e organizada. Em negócios de porte menor, as coisas já mudam um pouco. O processo de expansão e a busca por melhores resultados obrigam as pessoas a realizarem tarefas além das suas principais.

Entretanto, o processo de delegar múltiplas tarefas para uma pessoa requer bastante cuidado, algo que falta muito em pequenas e médias empresas. Algo bastante comum é o empresário achar que a pessoa designada para a respectiva tarefa não entregará no prazo correto ou da qualidade esperada. Dessa forma, toma todas as operações para si, mas chega no final do dia e percebe a enorme quantidade de tarefas acumuladas. Ninguém dá conta de tudo, por isso é fundamental delegar tarefas, mas, claro, precisa ser feito com inteligência. Afinal, delegar não é “delargar”.

As tarefas precisam ser delegadas levando em consideração a ordem de importância. Tire as de menor importância para o resultado do negócio e delegue-as a outros funcionários. No entanto, lembre-se sempre: quando você delega algo a alguém, é fundamental um processo de acompanhamento. Não precisa ser uma conferência diária, mas reuniões semanais para analisar o processo já é uma ótima opção.

Portanto, cada atividade precisa vir acompanhada de um critério, não importa o tamanho de sua importância. Ou seja, estabeleça prazos, organize a forma de entrega e indique quais são suas expectativas de qualidade. Sendo assim, empresário, você conseguirá maximizar a produtividade em atividades estratégicas que geram receita para o negócio. Além disso, é uma grande oportunidade para estreitar a relação com seus funcionários e estabelecer um papel de liderança na empresa. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *