Passivos e como realizar gestão sobre eles

Pequeno empresário, se você deseja garantir segurança e maior rentabilidade para o seu negócio, você precisa saber administrar os passivos corretamente. Muitas micro e pequenas empresas, até mesmo as de porte médio, não fazem ideia de qual a representatividade dos passivos em seu negócio. Vale a pena ressaltar: os passivos são tudo aquilo que já foi gerado um dia, mas você só irá pagar hoje. Por exemplo, juros, empréstimos, parcelamento de impostos e processos trabalhistas. Tudo isso representa um percentual da sua receita, mas o problema é quando esse percentual é alto.

Todos os valores dos passivos de uma empresa representam uma parte do faturamento do negócio. A grande questão é: qual a porcentagem? É alta ou baixa? Sobretudo, é preciso levar em consideração o quanto o seu negócio irá gerar de resultados financeiros sem contar esses passivos, porque o pagamento dos mesmos vão depender diretamente dos resultados. 

Mas por quê? Caso os valores dos passivos representem uma quantidade muito significativa das receitas da empresa, eles precisarão ser readequados. Por exemplo, se tiver empréstimos a pagar, renegocie-os com a instituição responsável, diminuindo as parcelas, os juros ou alargando os prazos de pagamentos. No entanto, pode não ser o suficiente. O planejamento financeiro e de negócios precisará passar por reestruturação visando melhorar a rentabilidade, para que o resultado operacional seja suficiente para cobrir todos os custos e as despesas, e, claro, gerar mais lucro.

Portanto, é essencial para uma empresa que seus passivos representam o mínimo possível das receitas do negócio. Caso contrário, pode ter certeza que o resultado operacional será afetado, consequentemente as finanças da empresa como um todo, pois terão muitos valores a pagar para uma receita não tão favorável. Passivos bem administrados significa resultados financeiros mais efetivos, investimentos mais saudáveis e aumento nos resultados finais da empresa. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *