Entenda a diferença entre finanças pessoais x finanças profissionais

Ser eficiente com a administração financeira é um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros. Controlar gastos, reduzir custos e ter reservas de emergência, e ainda ficar no positivo, é tudo o que empreendedores desejam para seus negócios, principalmente em tempos de crise. No entanto, para conseguir tal sucesso é imprescindível que, antes de mais nada, os empresários precisam ter inteligência financeira em relação aos gastos pessoais e profissionais. Saber separá-los e entender suas diferenças é uma das principais habilidades que todo empreendedor deve ter, mas infelizmente ainda há muitos que negligenciam e prejudicam a saúde do negócio.

Separar as finanças pessoais das profissionais é a primeira etapa para atingir o sucesso. Se você quer que seu negócio prospere, gere empregos e renda para você e sua família, a administração financeira é uma atividade fundamental. Antes de estipular qualquer tipo de estratégia, identifique quais são as contas do negócio e as pessoais, e coloque-as cada uma em seu devido lugar. Com isso, você, empresário, consegue ter maior discernimento entre ambas as partes, possibilitando tomar ações mais assertivas. Os orçamentos, empréstimos, investimentos, gastos e afins são completamente diferentes nas duas vidas. 

Suponha que você misture os gastos mensais da sua vida pessoal e profissional. Desta forma, você jamais saberá dizer o que entra e sai exatamente do caixa do seu empreendimento, muito menos o quanto você está gastando no seu lar, por exemplo. Além disso, não terá como saber o verdadeiro desempenho do seu negócio, ou seja, se está dando resultado ou quais problemas precisam ser resolvidos. Portanto, organizar suas finanças de acordo com sua vida profissional e pessoal, separadamente, precisa ser uma tarefa diária. Se for criar algum tipo de documento de controle, faça tanto para seu negócio quanto para você e sua família. Lembre-se sempre: são duas coisas que nunca devem ser misturadas. 

“Cuidar bem das finanças é realizar sonhos com maior facilidade e estar sempre preparado para imprevistos financeiros”. A frase dita por um gerente da Sicredi ressalta muito bem a importância de saber administrar suas finanças com inteligência. Tanto as finanças da vida pessoal quanto as da profissional precisam de planejamento, metas e objetivos. Seus sonhos pessoais são completamente diferentes do seu negócio, tal como as maneiras de atingi-los. Da mesma maneira, os imprevistos também surgem de formas distintas. Portanto, não tem como misturar as contas pessoais e profissionais. Cada uma precisa de uma atenção diferente. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *