Entenda a importância que é para uma startup ter uma contabilidade organizada

Todo e qualquer tipo de empreendedor deve ter ciência de que ter esta ferramenta de gestão, a contabilidade, é fundamental para que alcance bons resultados gerando crescimento do negócio. 

Possuir uma boa contabilidade é um ponto chave para uma gestão completa e eficiente de determinada empresa. Com um setor contábil assertivo, os negócios podem além de ser mais rentáveis, pagar menos impostos e ainda se tornarem referência no mercado. 

Quando um empresário decide contratar um contador ou uma empresa contábil, o mesmo começa a ter pensamentos a longo prazo, revelando todos seus objetivos relacionados a empresa com o profissional contábil.

Este profissional tem como responsabilidade, avaliar a empresa em todos seus detalhes, apontando quais devem ser os reajustes e passar um direcionamento de como fazê-la crescer no mercado.

Este mesmo caminho deve ser seguido por startups. Por mais diferentes que sejam os objetivos das startups, elas também necessitam de um bom serviço contábil, pois o sucesso de um negócio não depende somente de uma boa solução para um problema, mas também de uma gestão contábil efetiva. 

A competitividade no mercado não para de crescer e, por esse motivo, é fundamental estar à frente das burocracias e sempre buscar proteger o negócio de problemas. 

É de grande importância que as startups tenham a contabilidade a seu favor, desde sua abertura até o setor de atendimento ao cliente. 

Na abertura de um negócio, o empresário necessita do auxílio de um contator para abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Inscrição Estadual (EI),  e junto a essas atividades abrir o credenciamento para a emissão de nota fiscal de venda de mercadoria ou serviços. 

Mais um ponto importantíssimo para que uma startup obtenha sucesso, é que o planejamento financeiro esteja bem organizado e definido, com projeções de: 

  • CUSTOS;
  • INVESTIMENTOS;
  • RECEITAS CONFIÁVEIS. 

Estas definições e controle financeiro são viabilizados através do setor contábil. 

A adequação tributária é outro tópico sério e que não deve ser deixado de lado para obter bons resultados. Tendo um bom serviço contábil, o empresário verá qual regime tributário a startup mais se enquadra, e assim evita o recolhimento de impostos maior do que realmente é necessário. 

A legislação tributária brasileira apresenta aspectos complexos, e assim dificulta o entendimento dos empresários, que muitas das vezes são leigos no assunto, e necessitam de um contador para auxiliá-los. Além disso, uma startup precisa de um contador para gerenciar seus documentos, questões trabalhistas e outras obrigações legislativas que todo negócio deve cumprir.  

Assim concluímos que a contabilidade é um instrumento de grande importância e necessidade para uma startup. Tal ferramenta ajuda o empresário a ficar ainda mais confiante com seu negócio e sempre pensar a longo prazo.

Conte comigo para o gerenciamento efetivo do seu negócio!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *