Você tem um bom fluxo de caixa?

O setor financeiro de uma empresa é provavelmente a principal engrenagem de qualquer negócio. Mantê-la sempre funcionando é imprescindível para a saúde e o sucesso da sua empresa. E dentro dessa área tão fundamental há uma peça importantíssima que requer um trabalho diário: o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é uma das principais tarefas quando se trata de controle financeiro. Quando analisado periodicamente, com bastante organização e disciplina, você obtém total clareza das finanças do seu negócio, sendo possível desenvolver qualquer tipo de estratégia com os riscos mais baixos possíveis.

O fluxo de caixa se refere a toda movimentação do capital da sua empresa. Custos, despesas, receitas, lucros e qualquer entrada e saída financeira do negócio é representado no fluxo de caixa. Todas essas informações permitem com que você, empreendedor, possa elaborar as estratégias para o seu negócio com grande assertividade. Através da análise do fluxo de caixa, você consegue monitorar riscos e oportunidades para a empresa, prever possíveis cenários, cumprir obrigações fiscais com maior facilidade e cortar tudo o que for desnecessário. Ou seja, todo o planejamento estratégico do seu negócio gira em torno do fluxo de caixa.

Portanto, a análise dos dados de fluxo de caixa feita corretamente possibilita ao empreendedor realizar estratégias para alavancar os resultados da empresa, assim como ajudar a evitar grandes prejuízos. Planos de investimentos e empréstimos, contratação ou demissão de funcionários, ajustes de custos e despesas, aumento de receitas, negociação com fornecedores e muitos mais podem ser feitos a partir da leitura rotineira do fluxo de caixa.

Por fim, para um bom fluxo de caixa funcionar, quais são os principais indicadores para serem analisados? Para maior assertividade na análise, esses são alguns indicadores essenciais que você, empresário, precisa ficar atento: o Retorno Sobre Investimento (ROI), para analisar a lucratividade das ações; o resultado operacional e resultado operacional de caixa; o lucro líquido; o CAPEX e OPEX; e o ponto de equilíbrio para identificar a receita necessária para suprir as despesas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *