Você sofre com os custos logísticos?

A logística é uma das áreas estratégicas mais importantes de qualquer empresa. Aliás, qualquer coisa que demanda organização, necessita de uma logística bem trabalhada para ser eficiente, principalmente quando envolve fluxo de pessoas e/ou mercadoria. Mas em empresas e indústrias que possuem recursos humanos, financeiros e materiais, além dos maquinários e serviços, a logística é imprescindível. Cada processo interno depende muito da logística, por isso é preciso de muito planejamento, para que haja mais eficiência e menos custos.

Um dos maiores desafios para qualquer gestor é saber reduzir os gastos sem impactar na qualidade dos entregáveis. A resposta para isso, além de ser organizado com as finanças, é saber montar um planejamento detalhado para cada processo interno da empresa. Entender as necessidades das áreas do negócio e como cada uma deveria funcionar deve passar por um estudo bastante rigoroso. Pode parecer óbvio, mas muitos empresários deixam de realizar essas atividades achando que tudo se encaixa magicamente. Não é à toa que mais da metade das empresas fecham antes de completarem 2 anos. Se você quer que seu negócio tenha uma logística eficiente, trate de planejar detalhadamente cada aspecto dele e entender os objetivos de cada um.

Entretanto, é preciso ter clareza do que envolve os custos logísticos de uma empresa. Os custos logísticos são despesas associadas às operações, desde as contas básicas do(s) estabelecimento(s) até as embalagens dos produtos à venda. Sendo assim, o que é considerado custo logístico: armazenamento (estoque, dados e afins), contas de luz e água, transporte, distribuição, frete, embalagens, manutenções, mão de obra, tributação e novas tecnologias. A propósito, os custos logísticos podem ser classificados em duas categorias: custos fixos (aqueles previstos para todos os meses independente dos resultados) e custos variáveis (aqueles que podem sofrer mudanças dependendo do volume da demanda. Costumam estar atrelados à produção e aquisição de insumos).

Afinal, como fazer para reduzir os custos logísticos? Como dito anteriormente, o planejamento do negócio deve ser impecável. Traçar metas e objetivos realistas, colocar as finanças em ordem, ter processos bem estabelecidos e por aí vai. Com isso, será possível fazer um mapeamento de todas as operações de todas as áreas da empresa de forma muito mais assertiva, permitindo com que você identifique o que exatamente está gerando mais custo. Por fim, nesse momento que vivemos, é praticamente impossível uma empresa ter eficiência sem automação de processos. Investir em ferramentas de BI, por exemplo, é fundamental para se ter uma boa gestão do negócio.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *