Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é um fechamento contábil. O fechamento é uma etapa de extrema importância para as empresas quaisquer que sejam seus tamanhos ou áreas de atuação. O principal objetivo desta atividade é garantir, com precisão contábil, a saúde financeira da empresa, consolidando as informações financeiras em um período determinado, normalmente mensal ou anual. Desta forma, auxilia os gestores a entenderem com clareza quais as origens do faturamento e das despesas daquela empresa.
Um fechamento contábil proporciona um panorama completo da sua situação financeira, e assim permite a identificação de eventuais problemas e oportunidades de melhorias. Tendo essas informações como base, é possível para os empresários tomarem decisões estratégicas com mais precisão, como definição de metas e objetivos, a elaboração de um planejamento orçamentário mais assertivo juntamente com a identificação de gargalos operacionais. Outra importante função do fechamento contábil é o cumprimento das obrigações legais das empresas. As informações contábeis consolidadas são utilizadas para a elaboração de declarações fiscais e tributárias, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Um fato muito importante é que muitas empresas se prejudicam por isso, pois o não cumprimento destas obrigações legais pode gerar multas e penalidades, prejudicando a saúde financeira.
A importância de um fechamento contábil também se dá por ele tornar possível a identificação de todas operações realizadas em um determinado período, bem como os pagamentos e recebimentos, e todas as notas fiscais emitidas.
Um fechamento contábil bem e corretamente executado, traz visibilidade para alguns aspectos, como:
– Identificação de problemas ou erros financeiros, contábeis e fiscais;
– O devido ajuste e definição das projeções financeiras da empresa para os próximos períodos;
– Orientar estratégias e tomadas de decisões;
– Entender a real situação financeira da empresa em cada departamento;
– Estruturação de políticas de governança corporativa e compliance fiscal.
Porém, mesmo sendo muito importante para as empresas terem um organizado e eficiente setor financeiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBRC), cerca de 80% das empresas brasileiras apresentam erros contábeis em seus balanços. E outra pesquisa realizada pela FGV apontou que 90% das empresas brasileiras possuem alguma inconsistência fiscal, que colocam em grande risco seus negócios.
Os riscos dos quais mencionamos, podem ser minimizados, quando se obtém um contínuo e eficiente fechamento contábil.
Um fechamento é sim muito importante para as empresas, porém algo dessa magnitude, também traz grandes riscos às mesmas quando executado de forma errada. Separei alguns desses riscos, para uma melhor visualização.
– Fragmentação das informações contábeis, trabalhistas, financeiras e fiscais — que podem ficar espalhadas em planilhas diversas;
– Falhas de comunicação e de integração entre os times de contabilidade e de finanças da companhia;
– Comprometimento da transparência de uma empresa junto a stakeholders, órgãos fiscalizatórios e potenciais investidores;
– Tomadas de decisões equivocadas;
– Perda de transparência do negócio.
E esses são apenas alguns dos preocupantes riscos que um fechamento contábil mal executado pode causar às empresas.
Toda e qualquer inconsistência financeira deve ser observada e ajustada com o máximo de atenção possível, de uma forma ágil e assertiva, visando garantir a implementação de um bom fluxo de governança interna para que transações financeiras sejam registradas corretamente e que sejam realizados relatórios precisos. Tudo isso é essencial para garantir a segurança do processo de fechamento contábil.
Uma opção que se torna cada vez mais atrativa e recorrente no mercado corporativo é o uso de plataformas de automação de dados que garantem transparência, otimização e centralização dos controles internos. Tais sistemas, não contam com interferência humana e assim possibilitam comparar grandes volumes de lançamentos contábeis, e assim assegura a integridade do controle financeiro e a correta composição e evidenciação das contas presentes no cotidiano das empresas. Uma grande vantagem que se tem quando utiliza-se dessas plataformas é que os gestores financeiros e Chief Financial Officer (CFOs) tenham a possibilidade de acessar em tempo real as informações financeiras da companhia, a qualquer hora e lugar.
Reforço a grande importância das empresas reverem seus processos de conciliação e fechamento contábil.
A realidade é que, apenas com um trabalho caprichado e minucioso na área, uma companhia pode ficar tranquila quando falado de saúde financeira e ter a garantia de que está atuando de forma positiva.