Qual a importância da organização financeira no início do ano?

O início do ano é uma das épocas mais conturbadas em qualquer negócio. Novas metas e novos objetivos, reestruturação de equipes, mudanças no orçamento, pagamentos de impostos e por aí vai. Ou seja, os primeiros meses do ano não são fáceis. É necessário bastante organização e disciplina para lidar com tanta demanda, principalmente com as finanças. Toda decisão precisa passar pelo departamento financeiro, e por isso a importância dos empreendedores serem financeiramente organizados.

Qualquer decisão mal planejada pode gerar sérias dores de cabeça. Nesse começo de ano é muito fácil empresários se exaltarem com mudanças drásticas e colocarem o futuro do empreendimento em risco. Precisa de calma, paciência e organização financeira acima de tudo. Controlar o orçamento, verificar o fluxo de caixa e o balanço patrimonial, por exemplo, são as primeiras ações básicas a serem feitas. Depois, quais pendências precisam ser resolvidas? Impostos, verbas trabalhistas, empréstimos e afins são obrigações anuais de toda empresa, e precisam ser resolvidas para deixar todo o resto mais aliviado.

Não basta apenas contratar softwares para controlar as finanças. Organização financeira não se trata de colocar os dados numa ferramenta ou planilha e achar que está tudo certo. Organizar o capital, os salários, as contas a pagar e receber e etc demanda muito planejamento e análise do que a empresa quer para o futuro. Os dados estão ali para serem avaliados e transformados em ações. Uma vez organizados, é preciso trazer os insights necessários para as tomadas de decisão.

Considerar o caixa, as entradas, saídas, bens, custos e investimentos futuros.
Por fim, um planejamento financeiro precisa de metas e objetivos. Nenhuma empresa se sustenta sem se organizar pensando no futuro. Toda estratégia precisa visar algum objetivo para ser atingido, caso contrário terão apenas ações desordenadas que prejudicam o andamento do negócio. A organização financeira é o primeiro passo para viabilizar o cumprimento das metas, principalmente aquelas relacionadas às finanças, claro. Dentro dos diversos objetivos, sempre tem a estimativa de bons resultados de vendas, e isso depende muito da boa organização orçamentária.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *