Quais são as deduções do Imposto de Renda em 2022?

A declaração do Imposto de Renda ainda gera muitas dúvidas entre os brasileiros, principalmente quando se trata de deduções. O que são essas deduções e quais gastos estão incluídos? Basicamente, as deduções são referentes aos gastos que podem ser abatidos do valor final do imposto no ano seguinte. Neste caso, alguns gastos de 2021 podem ser dedutíveis a fim de reduzir o total da alíquota do IR. Saúde, educação, pensão alimentícia, dependências, previdências, entre outros, estão dentro dos gastos dedutíveis do tributo. No entanto, é preciso ficar ligado nas regras impostas pela Receita Federal para a declaração de 2022, pois nem sempre é igual ao ano anterior. Confira a seguir!

Porém, antes de mais nada é necessário entender quem precisa efetuar a declaração do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, esses são os grupos obrigados a declarar o IR: investidores na bolsa de valores; quem recebeu rendimentos isentos de tributos ou tributados na fonte em valores acima de 40 mil reais; quem teve rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70; quem realizou compras ou vendas de bens acima de 300 mil reais; quem teve lucro de R$22.847,76 e recebeu auxílio emergencial em 2020.

Sendo assim, quais são as principais deduções do imposto de renda em 2022? Na área da saúde inclui tratamentos, cirurgias, exames, planos de saúde e outros relacionados; educação, despesas com ensino fundamental, médio, técnico e superior, além da pós-graduação, mestrado e doutorado. Previdência privada e pensão alimentícia também estão inclusos, podendo fazer com que o cálculo do IR seja reduzido em até 12% e 6%, respectivamente. Além disso, doações federais, estaduais e municipais, despesas com dependentes e contribuições do INSS também entram na lista de gastos dedutíveis do IR.

Portanto, não perca tempo e realize a declaração do Imposto de Renda assim que possível. Se você faz parte de algum desses grupos listados anteriormente, fique atento aos prazos. A Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) ocorrerá entre 02 de março a 30 de junho de 2022. Tenha em mãos todos os dados e documentos necessários, especialmente os que tratam dos gastos do ano anterior. Vale sempre a pena ressaltar que a sonegação de impostos pode resultar em graves consequências, como multas, acusações de fraude e muitos outros problemas fiscais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *