SELIC

O Impacto da Selic no Empresário Brasileiro

A taxa Selic é a mais analisada entre empresários e empresas brasileiras, pois está diretamente relacionada ao cenário econômico nacional. Criada em 1970, a sigla vem do nome Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, e tem como objetivo calcular os juros das operações entre os bancos, a fim de assegurar a transparência das operações e controlar a inflação do país. Desde então, a Selic é tratada como a principal taxa da economia do Brasil. Seu aumento ou diminuição causa impactos no nosso cotidiano e também nos negócios.

Mas de que forma a Selic impacta no seu negócio? Quando o Banco Central decide diminuir ou aumentar a taxa de juros, influencia diretamente nos custos de financiamentos futuros. Ou seja, os juros do cartão de crédito, do capital de giro, dos investimentos e empréstimos sofrerão dessas variações. Sendo assim, supondo que a Selic aumente, consequentemente as modalidades de crédito ficam mais caras, dificultando diversas transações financeiras para os empreendedores e seus negócios.

Além disso, a Selic também influencia nas vendas do seu negócio. As taxas de juros são fatores determinantes para a demanda por bens e serviços. O aumento da taxa Selic faz com que as pessoas consumam menos, fazendo com que as vendas de produtos diminuam. Contudo, isso faz parte de um ciclo que sempre se reinicia. A pouca demanda faz os preços baixarem, a inflação diminui e o consumo volta a crescer. Dessa forma, é fundamental você como empresário ficar atento a essas variações, pois farão toda a diferença em todo o cenário financeiro e administrativo do seu negócio.

Portanto, durante contextos de aumento da Selic, o melhor a se fazer é se prevenir, a fim de evitar com que o seu negócio fique prejudicado. Procure sempre amenizar os impactos do aumento das taxas de juros. Tenha sempre informações relevantes à disposição, como os custos de juros da sua empresa por mês, isto é, o quanto o seu negócio gasta só de juros mensais. Além disso, avaliar criteriosamente custos e despesas do negócio pode ser benéfico para reduzir os gastos e aumentar a lucratividade, de tal forma que um eventual impacto do aumento da taxa de juros não seja tão representativo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *