Um bom planejamento financeiro e sua importância para o início do ano.

Uma empresa ter um bom e organizado planejamento financeiro é essencial para que ela possa estimar o fluxo de caixa futuro, margens de lucro, verba emergencial e outros indicadores essenciais. O planejamento financeiro empresarial consiste em um plano que projeta o futuro das finanças do negócio usando de base a sua realidade presente.

Um planejamento financeiro diferencia uma empresa que sabe aonde quer chegar de uma que caminha apenas contando com a sorte. Em qualquer que seja a área de atuação, a empresa precisará de recursos para ter um bom funcionamento como: recursos financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos. Um planejamento organizado é essencial para que não haja a falta de recursos. Porém, o financeiro de uma empresa não trabalha sozinho em prol de tal organização. Quando o planejamento for elaborado os quatro pilares, finanças, recursos humanos, Comercial e Operações precisam trabalhar em conjunto, pois diretamente ou indiretamente qualquer problema que venha a acontecer com esses setores irá impactar no financeiro da empresa.

Um planejamento financeiro empresarial feito de forma errada pode arruinar as finanças da empresa e até levá-la à falência. Tal planejamento deve ser elaborado usando de base dados confiáveis e sempre considerando cenários otimistas, realistas e pessimistas. Além disso, para que seja elaborado de forma correta existem erros que devem ser evitados como: planejar sem ter o controle das contas da empresa, falha na comunicação dos setores estratégicos, superestimar o faturamento da empresa ou a precificação dos produtos sem nenhum critério.

Como já falamos sobre os erros que devem ser evitados na hora da elaboração de um planejamento financeiro, agora trouxemos para vocês alguns passos que irão ajudar para que seja elaborado um bom e correto planejamento. Defina objetivos para a empresa, por exemplo, o aumento das vendas, da margem de lucro, a redução dos gastos fixos ou até a abertura de uma filial. Outro passo é criar um plano de ação com metas para os diferentes setores da empresa. O registro de todas as movimentações financeiras também não pode ser deixado de lado. Por mais óbvio que pareça, existem empresas que deixam de registrar até mesmo as pequenas movimentações financeiras, por acharem irrelevante, e isso impacta muito no planejamento. Por último, mas não menos importante, invista em tecnologia para automatizar processos e melhorar a produtividade de uma empresa. A tecnologia pode dar mais rapidez e eficiência nos lançamentos financeiros por meio de sistemas, aplicativos e softwares.

Um planejamento financeiro realizado no início do ano é essencial para que tudo corra bem na empresa ao longo do ano. Seguindo todos os passos que mencionamos você irá revisar e estabelecer novas metas, examinar seu progresso do ano anterior, estudar novos investimentos, conseguir estabelecer uma verba emergencial, que não pode faltar em uma empresa, e assim gerando uma proteção e confiança de que a empresa terá um bom ano e estará pronta caso algo de ruim aconteça, pois, como falamos anteriormente, em um planejamento todos cenários devem ser considerados do melhor ao pior.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *