A importância de um contador para uma empresa

Não existe nenhuma lei que obrigue uma empresa a contratar um contador, porém é primordial que a contabilidade da empresa seja mantida em ordem. Esta organização é de extrema importância, pois obrigações tributárias não cumpridas acarretam em sanções legais, e ninguém melhor que um profissional da contabilidade para garantir esta organização. Mas, um contador não tem como função apenas manter as contas em ordem e dar orientação a respeito dos impostos e tributos. O mesmo pode e deve ter funções estratégicas dentro da empresa, podendo servir como um elemento capaz de direcionar os investimentos, aumentar o faturamento e reduzir os custos operacionais.

Quando falamos dos contadores existem diversos benefícios que eles podem trazer para uma empresa, assim provando a devida importância destes profissionais. O primeiro benefício que podemos apontar é de que o contador gera um controle financeiro de mais eficiência, fazendo a análise de informações como o capital de giro, capacidade de endividamento, impostos a recuperar e o orçamento empresarial que é de extrema importância para uma boa fluidez e gestão do negócio.

Um contador é essencial para a formação de um bom planejamento tributário em uma empresa, pois é o profissional que tem a maior compreensão das implicações de cada detalhe. Por exemplo: uma possível mudança de enquadramento e forma de apuração dos impostos. Os contadores também podem ser uma grande fonte de ajuda quando falamos sobre a gestão da empresa. Ouvir seus conselhos sobre investimentos e provisionamentos pode fazer com que as decisões a serem tomadas se tornem mais assertivas, assim também sendo uma ferramenta essencial para um bom planejamento estratégico da empresa.

Quando o assunto é gestão empresarial, com certeza as grandes empresas do mercado possuem uma contabilidade muito bem organizada e de grande eficiência.

Não há dúvidas de que tal organização é vital quando essas empresas solicitam empréstimos junto aos bancos ou quando startups vão ao mercado com o objetivo de conquistar recursos de investidores. Profissionais que não são da área, não contam sempre com o conhecimento das regras que devem ser seguidas na montagem de balancetes, tampouco de como devem ser reportados os aspectos financeiros de um negócio. Isso prova mais uma vez a grande importância da contratação de um contador.

Ao longo do ano a legislação tributária passa por diversas atualizações como mudança nas regras e alteração nos prazos, e muitas vezes os empresários não contam com um tempo livre para se atualizarem sobre essas mudanças. Além de sempre ir atrás dessas atualizações, um contador produz os balanços contábeis dentro das normas determinadas pela legislação, e assim mantendo um rígido controle financeiro. Todo esse controle e cuidado é de extrema importância, pois servem como proteção jurídica aos sócios e dão mais segurança às empresas em caso de eventuais processos.

Para gerir seu negócio com eficiência, um empreendedor necessita muito de um dos bens mais preciosos que existem: o tempo. Como dito antes, existem muitos empreendedores que decidem cuidar da contabilidade de suas empresas por conta própria, porém quando nos submetemos a realizar uma função que não é aquela que temos conhecimento, levamos muito mais tempo para fazê-la. Um profissional da contabilidade estudou durante anos e sabe da maioria dos atalhos e melhores modos de como tratar assuntos contábeis. Por isso passe a contabilidade de sua empresa para um profissional da área, e tenha a consciência de que será entregue um trabalho feito da maneira correta e em menos tempo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *