A gestão financeira das PMEs (pequenas e médias empresas)

As pequenas e médias empresas estão presentes ao redor do mundo e constantemente surgem novas dessas PMEs. Todas elas possuem certas necessidades básicas independente do lugar do mundo em que se encontram,
como conquistar clientes, mantê-los, receber pagamentos, ter acesso a capital de giro, investimentos e manter a organização das finanças das empresas.

Porém, existem muitas dessas PMEs que não conseguem ter uma boa gestão financeira. Pesquisas apontam que 50% das PMEs fecham as portas antes de completarem 5 anos de atividade no mercado, e que 60% atuam com uma grande dificuldade no controle de entrada e saída de dinheiro. As pesquisas realizadas pela empresa americana “Intuit” também mostram que dois terços dessas empresas têm dificuldade em encontrar novos clientes, ao mesmo tempo que 25% delas não conseguem manter a atual cartela de clientes. Outro dado muito importante é que 77% das PMEs não adotou um sistema de CRM (customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente), mesmo tendo ciência da relevância de conseguirem conquistar novas oportunidades.

No entanto, existem algumas ações que podem ser feitas pelas PMEs visando uma boa gestão das finanças. Investir em educação financeira é um ponto vital para que o empreendimento deixe de ser uma alternativa e comece a ser a principal fonte de renda. Este processo em questão é muito mais do que apenas saber economizar para manter as contas em dia. Trata-se de um conjunto de procedimentos com o objetivo de otimizar a performance da empresa, e assim manter a saúde do negócio juntamente com a possibilidade de ampliação da margem de lucro. Para que isso passe a ser uma realidade é necessário a atenção nas movimentações de mercado, o entendimento de termos econômicos e o que eles significam para os negócios. Ou seja, o estudo constante é vital para uma gestão financeira.

Outro ponto muito importante é que hoje em dia temos a tecnologia que não para de evoluir. Trabalhar com a tecnologia a seu favor trará diversos benefícios para a gestão financeira. A organização dos dados pode ajudar nos momentos de tomada de decisão, por exemplo na possibilidade de novos investimentos ou expansão. Com a tecnologia a seu favor, a organização se torna bem mais fácil, pois existem ferramentas que irão auxiliar em pontos vitais, como relatórios de desempenho personalizados, gestão de contas a pagar e receber, controle de recibos, integração bancária e até mesmo a emissão de notas fiscais.

Para ter uma boa gestão financeira, também é necessário que exista um controle de entrada e saída do dinheiro. Ter um relatório detalhado da movimentação financeira, por exemplo, auxilia nesse controle. Algumas informações que terão de estar presentes nestes relatórios são: os pagamentos à vista, formas de pagamento, taxas e etc. Quando se fala da saída de dinheiro é importante que todos os dados, como eletricidade, internet, folha de pagamento, água, gás, tributos e taxas, sejam contabilizados. Por fim, nada que afete as finanças das despesas pode ser deixado de lado, pois qualquer ponto não presente no controle pode atrapalhar futuros planos de crescimento.

Existem alguns outros pontos de extrema importância para a gestão financeira de seu negócio. Por exemplo, sempre faça reservas pensando no dia de amanhã, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Sendo assim, tenha uma reserva emergencial disponível. Além disso, não julgue alguma despesa ou investimento pelo seu tamanho e esteja sempre atento a qualquer despesa da companhia independente de seu valor. Fazer o dinheiro render também é muito importante, uma vez que dinheiro parado é o mesmo que perda de rentabilidade. Seja inteligente na forma de investir o capital na empresa, como por exemplo, atração de clientes, desenvolvimento de novos produtos e formas de fidelização.

Por último, mas não de menor importância, traçar uma estratégia para a empresa e executá-la. Quando realizado corretamente, o planejamento estratégico se torna o grande responsável pelo sucesso do empreendimento. Dentro dele também existe o planejamento da gestão financeira, que irá trazer informações de como, quando e
se as atividades deverão ser executadas com base no caixa e nas reservas do negócio. A estratégia funcional terá como base o entendimento profundo do mercado, focando não apenas no produto mas também no serviço que será
prestado, a legislação vigente, técnicas e recursos disponíveis para para seu setor e até mesmo como a concorrência atua.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *