O fluxo de caixa de uma empresa não pode ser tolerante

O fluxo de caixa é um dos relatórios financeiros mais importantes de qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou grande. Toda e qualquer movimentação financeira precisa ser relatada diretamente no documento de controle do fluxo de caixa. Sendo assim, é necessário muita cautela e organização quando se trata desse gerenciamento. Uma vez que serve para monitorar todas as entradas e saídas de capital da empresa, qualquer erro pode ser fatal para os negócios. Por isso, não pode haver tolerâncias.

Existem alguns equívocos bastante comuns, porém críticos, que alguns administradores cometem no controle do fluxo de caixa. Para começar, é quando não ocorre controle algum; quando não há qualquer tipo de relatório ou documento que permite visualizar com clareza o quanto de dinheiro está entrando e o quanto está saindo. É impossível administrar um negócio sem ter pelo menos uma supervisão apropriada das finanças. Segundamente, a partir do momento em que os relatórios estão organizados, é necessário que a auditoria esteja em dia. Isso consiste em atualizações periódicas, com a fiscalização realizada em um tempo determinado. Varia de acordo com cada empresa. Por exemplo, existem inúmeros negócios que recebem pagamentos diários, logo é preciso que haja uma vistoria mais intensa. 

Ainda mais, a importância do fluxo de caixa é tão expressiva, que é fundamental investir todos os esforços possíveis em sua organização. Categorizar as entradas e saídas, utilizar softwares e calcular previsões futuras são alguns métodos básicos que são úteis no momento da gestão. Além disso, separar um tempo para estudar sobre os conceitos sobre fluxo de caixa e outros assuntos financeiros também é bastante bem-vindo. 

Certamente que existem muitos outros pontos de atenção que os administradores de uma empresa precisam ficar atentos quando se trata de movimentações financeiras. Por exemplo: não aguardar os recebimentos e incluir dinheiro que ainda não entrou; não saber separar contas pessoais e as empresariais; não ter comunicação clara nas informações; não ter planejamento na hora de investir; e assim sucessivamente. 

Assim sendo, jamais desvalorize o controle do fluxo de caixa, pois os erros cometidos por falta de organização, disciplina ou foco podem atrapalhar todo o funcionamento da empresa e praticamente todas as áreas envolvidas. Além de, obviamente, prejudicar a saúde financeira, algo que pode levar o negócio à falência rapidamente.

Compartilhar: