Pequeno empresário: a organização do seu negócio começa com um eficaz planejamento financeiro

Focar em um bom e eficaz planejamento financeiro é um dos processos essenciais para se iniciar um pequeno negócio. Todo e qualquer empresário sabe que a administração financeira da empresa é que vai fazer toda a diferença; se o negócio irá ou não funcionar. Poucos param para refletir, mas é um fato que 80% das micro e pequenas empresas deixam de existir antes de completarem 1 ano. Os motivos variam entre a falta de conhecimento do core business do negócio até não entender como o cliente atribui valor à marca. No entanto, tenha certeza que o planejamento financeiro é um dos principais influenciadores em praticamente todo aspecto de uma empresa. 

       No geral, a falta de organização é o que leva a todos os problemas a acontecerem. Todo negócio requer uma boa gestão de recursos, sejam eles humanos, mercadológicos, administrativos, materiais ou financeiros. Contudo, este último é a chave para o funcionamento para todos os outros. Sabendo administrar o dinheiro, o resto acaba ficando mais fácil, uma vez que o planejamento das finanças atinge todos os outros departamentos da empresa. Se for eficiente, muito provavelmente a administração das outras áreas também será.

     Primeiramente, o mais importante é ter consciência sobre a saúde financeira do negócio. Entender a situação através das ferramentas de gestão como o fluxo de caixa, balanço patrimonial, DRE, dentre outros. A partir deles que será possível identificar os principais problemas, onde precisa ter mais ou menos investimento, quais gastos cortar e quais aumentar, quais medidas estratégicas são mais plausíveis, visualizar previsões para o futuro e por aí vai. Em outras palavras, as ações da empresa em relação aos funcionários, estoques, matéria prima, marketing e etc passam pela gestão desses relatórios.

      Além disso, é claro, trace metas e objetivos que sejam coerentes com a situação financeira do negócio. Estude o mercado, o público-alvo, os concorrentes, fornecedores e outros stakeholders. Antes de estipular qualquer ação, tenha em mente o planejamento financeiro e o quanto essas ações irão impactar no dinheiro do negócio. Veja se terá lucro ou prejuízo, se será possível arcar com os custos, se as perdas serão significativas, quanto será o ROI e outros fatores que influenciam na administração.

       Por último, gerenciar a curva de crescimento também é muito importante para o futuro do negócio. É muito bom quando a empresa cresce rapidamente, gerando lucro e resultados positivos. No entanto, é preciso tomar cuidado com esse tal crescimento drástico. À medida que o sucesso vai chegando muito rápido, as finanças vão sofrer grandes impactos e um preparo em relação a isso é altamente necessário, caso o objetivo seja realmente crescer e expandir.

Compartilhar: