O que é ESG, e os benefícios para as empresas

Aproximadamente 15 anos atrás, organizações do Brasil e de mais 8 países se reuniram para discutir a inclusão de pautas sociais, ambientais e administrativas nos modelos de gestão financeira das empresas e como essas discussões são relevantes não apenas para a sociedade de forma geral, mas como também impactam diretamente no mercado financeiro. A partir de um relatório desse encontro, surgiu a sigla ESG, que atualmente representa cada vez mais as empresas que buscam unir práticas sustentáveis e relatórios financeiros saudáveis. Então, o que é ESG e quais são seus benefícios?

A sigla vem do inglês para environmental, social and governance – ambiental, social e governança, em português. Basicamente, as empresas precisam trabalhar em práticas relacionadas a cada um desses termos, que abrangem diversos temas dentro de um mesmo universo. 

Desmembrando um pouco a sigla, environmental (ambiente) está relacionado ao cuidado do meio ambiente e como as empresas podem reduzir constantemente o impacto nos ecossistemas do planeta, e ainda promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar social. Além de agregar valor aos produtos, as boas práticas ambientais são vistas com bons olhos pelo mercado e investidores atuantes nele. 

O social representa o relacionamento da empresa com seus stakeholders, isto é, colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e afins. Garantir boas condições de trabalho, empregar pessoas de diversas culturas, classes sociais, etnias e identidades, respeitar leis trabalhistas, proteção dos dados, ter um relacionamento saudável com as comunidades e investir na satisfação e retenção do público-alvo são algumas condutas básicas que qualquer empresa deve promover. 

Por fim, mas não menos importante, o governance (governança) corresponde, acima de tudo, a administração da empresa tendo em base a ética e o respeito. Em outras palavras, as empresas precisam se comprometer em cumprir as leis, respeitando a todos os envolvidos. Significa, além disso, ser um exemplo para a sociedade, se mostrando uma empresa preocupada com tudo ao seu redor.

Como citado acima, as práticas ambientais, sociais e administrativas promovem impactos positivos para o mundo. Além do mais, geram maior lucratividade e fortalecem o valor de mercado das marcas. Os investidores estão investindo cada vez mais em empresas que reagem positivamente às mudanças demográficas, psicográficas e outras variáveis macroambientais. Portanto, organizações que trabalham o ESG, consequentemente, possuem uma maior atratividade para investimentos.

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