Um dos maiores desafios de qualquer pequena ou média empresa é a formação de preços, pois qualquer decisão equivocada pode gerar prejuízos gravíssimos aos negócios e aos empresários. Por exemplo, uma prática comum, porém bastante errônea, é a empresa simplesmente copiar o preço de um concorrente ou empresa que possui um modelo de negócio semelhante. Contudo, a formação de preços precisa ser baseada em critérios de modo a gerar rentabilidade e lucratividade ao negócio.
Cada empresa possui uma estrutura diferente. Dificilmente teremos negócios com custos, despesas, valores de aluguel e contratos de funcionários semelhantes. Por conta disso, copiar o preço do concorrente é tremendamente arriscado. Nunca se sabe como o outro negócio está lidando com as finanças. Inclusive, existe a possibilidade que a empresa similar esteja perdendo dinheiro ao invés de ter lucro por causa do preço. Portanto, o seu negócio estaria, de certa forma, copiando o prejuízo do outro.
Sendo assim, o preço de venda precisa ser baseado em critérios. Exemplificando, o preço sendo menor que o necessário para cobrir os custos e despesas, não gera lucro. Por outro lado, um preço muito maior do que aquele produto realmente vale, prejudica o negócio, pois reduz o potencial das vendas. Os critérios bem definidos evitam com que esses erros aconteçam, além de ser a melhor forma de maximizar os lucros.
Então, como realizar a formação de preço? A partir da análise de todos os componentes do negócio, isto é, um estudo completo sobre despesas e custos; objetivos de lucro e vendas; perfil do público-consumidor e seu poder de compra; dimensionamento de todas as operações; valor de marca, dentre outros. Com isso, será possível praticar um preço que irá gerar a rentabilidade necessária para cobrir custos e gerar lucro.