Em toda e qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou grande, processos bem desenhados e organizados são cruciais para o negócio funcionar. São como as engrenagens de uma grande máquina. Se elas não estão alinhadas corretamente, nada irá funcionar.
Por isso, empresário, um dos primeiros passos para uma empresa de sucesso é buscar eficiência completa na hora de estruturar todas as atividades, etapa por etapa.
Qualquer empresa que não possua clareza nos processos tem extrema dificuldade em entregar o que promete. Empresas de serviço, por exemplo, como hotéis e restaurantes, precisam ser eficientes na entrega, principalmente se querem dar conta da alta demanda. Por conta disso, surgem diversas metodologias de organização, como o POP (Procedimento Operacional Padrão) e o BPM (sigla em inglês para Gerenciamento de Processos de Negócios). Esses métodos determinam minuciosamente o começo, meio e fim, com o tempo e caminho(s) de execução para cada uma das atividades. Tudo isso, claro, de acordo com a experiência que a empresa quer entregar, seguindo seu core business e proposta de valor.
O que acontece quando os processos não estão organizados? Muito simples: a empresa se compromete em tudo o que quer entregar, tanto em quesitos de qualidade quanto de tempo. Os colaboradores não irão saber quais os prazos corretos, pois não têm noção de urgência e nem de prioridade. Possivelmente, irão falar que tem muita coisa para fazer, o que será verdade, porque o trabalho não será bem dividido. Em outras palavras, sem organização dos processos, não existe produtividade, e isso compromete todas as áreas da empresa.
Portanto, a implementação e organização dos processos nos departamentos da empresa é o principal direcionador para melhor eficiência, produtividade e integração entre as áreas de trabalho das pessoas. A falta disso gera graves consequências, por exemplo, o aumento de gastos com recursos humanos, ou seja, a empresa começa a contratar ainda mais funcionários acreditando ser a melhor saída, porém, na verdade, o problema provavelmente reside na falta de estruturação dos processos.