Como diagnosticar a saúde financeira da empresa?

A saúde financeira de uma empresa é um fator imprescindível para ela funcionar. Sem as finanças saudáveis, isto é, com organização e planejamento, fica impossível para o negócio andar para frente. A saúde financeira da empresa depende de você, empresário; do controle do capital, das contas e do orçamento do seu negócio. Uma empresa financeiramente saudável te permite solucionar problemas mais rapidamente, arcar com todos os compromissos imediatamente e implementar novas estratégias para o futuro.

Sendo assim, para o desenvolvimento do seu negócio, é importante saber diagnosticar sua saúde financeira. Entender tudo o que há de bom e ruim, isto é, os pontos fortes e fracos, o que pode melhorar, o que manter e o que tirar. Existem vários indicadores para avaliar as finanças da empresa, porém o mais importante é o seu comportamento perante o dinheiro. Nada adianta se não tiver muita organização com os documentos de controle, sobretudo quando se trata de administração inteligente das finanças.

Então, quais fatores observar ao fazer o diagnóstico da saúde financeira? Um dos principais indicadores é o fluxo de caixa. Qualquer boa gestão financeira possui um fluxo de caixa bem gerenciado. Em outras palavras, é fundamental administrar todas as entradas e saídas monetárias da empresa. O fluxo de caixa permite que qualquer empresário identifique problemas e resolvê-los a curto prazo, além de utilizar os dados para projetar possíveis cenários no futuro.

Seguindo essa linha, a saúde financeira da empresa depende bastante do quanto você conhece o seu negócio. O diagnóstico surge a partir do momento no qual você, junto a sua equipe administrativa, entendem como a empresa funciona, em termos financeiros. Como estão as dívidas e os custos? Quanto retorno a empresa está obtendo com as vendas? Como estão as receitas futuras em relação aos custos? Qual a previsão de faturamento? Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas para identificar a situação financeira do negócio. E lembre-se: tudo deve ser acompanhado por um rigoroso planejamento.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *